CFOs do Elite InfoMoney 2025 entregam maiores taxas de ROE e dividendos 

Os CFOs do Elite InfoMoney 2025 – levantamento que destaca as 54 empresas brasileiras de capital aberto que crescem mais e com mais consistência – entregam, pelo segundo ano consecutivo, desempenho superior à média da B3.

São destaques indicadores de eficiência operacional e remuneração ao acionista, de acordo com dados da Elos Ayta. O desempenho positivo reflete o trabalho dos CFOs, que se destacam por promover estratégias de sucesso em meio a um cenário de volatilidade econômica e juros altos. 

“Encontrar formas de traduzir os esforços em números é fundamental nos negócios, especialmente na área de finanças. Listas como a do Elite InfoMoney oferecem ao mercado uma importante referência de modelos de gestão financeira comprovadamente eficientes”, diz Ricardo Rochman, professor do Centro de Estudos em Finanças da FGV EAESP. 

CONFIRA A LISTA COMPLETA E OS PERFIS DOS CFOS DO ELITE INFOMONEY

Sustentabilidade dos negócios

Dados da primeira edição do Elite InfoMoney, publicada em novembro do ano passado, apontaram que o grupo de empresas da lista já entregava Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) mais alto e dividendos mais consistentes em relação ao universo amplo da bolsa. 

O desempenho positivo se repete neste ano. Enquanto todas as empresas listadas na B3 entregaram, em média, 12,07% de ROE em 2024, as companhias do Elite InfoMoney cravaram ROE de 15,40% no período. 

“Esse padrão reforça a tese central da primeira edição do Elite InfoMoney: CFOs de alto desempenho promovem um diferencial estratégico capaz de sustentar rentabilidade acima da média em ciclos bons e ruins”, afirma Einar Rivero, fundador da Elos Ayta Consultoria.

Na avaliação de Ricardo Rochman, da FGV EAESP, os CFOs têm enfrentado enormes desafios desde 2020, com pandemia e alta da inflação. Depois, no momento de recuperação econômica, um dos maiores entraves foi a alta da taxa de juros, que se estende até o momento.

“Trata-se de um cenário que compromete planos de investimento e exige uma revisão da forma como a empresa se financia, o que afeta diretamente o resultado para acionistas e stakeholders. O Elite InfoMoney reúne líderes financeiros que tem lidado bem com esses desafios”, diz Rochman. 

Dividendos em destaque

Pelo segundo ano consecutivo, as empresas do Elite InfoMoney também mantêm padrão superior de remuneração ao acionista, medido pelo indicador Dividendos/Patrimônio Líquido (PL) –  métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado

Enquanto todas as empresas listadas na B3 entregaram, em média, 5,30% de Dividendos/PL no período de 2022 a 2024, o percentual das companhias do Elite InfoMoney foi de 5,98%. 

“Os CFOs das grandes empresas de capital aberto estão, cada vez mais, participando ativamente da estratégia do negócio, o que reflete diretamente em boas taxas de remuneração aos acionistas”, afirma Charles Laganá Putz, membro do Conselho de Administração do IBEF-SP. 

Putz reitera que, hoje, os líderes de finanças que se destacam entendem profundamente da operação das empresas ao acompanhar de perto áreas como vendas e compras. “Dessa maneira, os executivos mostram cada vez mais protagonismo ao contribuir ativamente sobre os rumos do negócio”, pontua. 

Desempenho setorial 

No período analisado – 2022 a 2024 – o setor de Óleo e Gás se destacou pela consistência estrutural ao liderar o ROE em todos os períodos. O segmento também apresentou pagamentos expressivos de Dividendos/PL em 2022 e 2023 ao cravar o percentual de 30,11% em ambos os anos.

Na avaliação de Rochman, o desempenho reflete a cotação favorável do barril de petróleo no mercado internacional e a valorização do dólar, que acumulou alta de 27,3% em 2024 e terminou dezembro cotado a R$ 6,19.

Água, Esgoto e outros sistemas foi apontado pela Elos Ayta como outro destaque do Elite InfoMoney. Os números mostram avanço da média do ROE das empresas do segmento. O indicador mostrou alta de 12%, 15% e 22,77%, respectivamente, em 2022, 2023 e 2024. 

Além da recorrência de receita, outro ponto que contribuiu para o resultado, de acordo com Rochman, foi o processo de privatização da Sabesp, concluído em julho de 2024. 

“A Sabesp foi organizando a casa ao longo dos últimos anos ao se debruçar na melhora dos processos operacionais, o que se traduz em avanço do ROE. Seus números individuais refletem de maneira positiva nos dados do setor”, afirma. 

A lista completa de CFOs do Elite InfoMoney 2025 pode ser conferida aqui

The post CFOs do Elite InfoMoney 2025 entregam maiores taxas de ROE e dividendos  appeared first on InfoMoney.



from Mercados Financeiros - Últimas Notícias | InfoMoney https://ift.tt/AWKZDFV
via SanTraderMz

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem